MENU

Perfil
Último post 13/06/2022

A Agência Brasil foi criada durante o governo de Fernando Collor de Mello em substituição à extinta Empresa Brasileira de Notícias, que por sua vez era continuidade da Agência Nacional, criada por Getúlio Vargas. Ela é gerida pela Empresa Brasil de Comunicação (EBC).[1][3] Desde 2003, vem passando por um processo de transformação editorial: antes, restringia-se à cobertura de eventos do Governo Federal brasileiro. Atualmente, é uma agência de notícias pública, de acesso livre, de reconhecida credibilidade e abordagem pluralista. Faz parte da Aliança das Agências de Informação de Língua Portuguesa, sendo responsável pela vice-presidência deste organismo.

Com a reorientação editorial, a Agência Brasil definiu claramente o seu foco de cobertura: de atos e fatos relacionados a governo, Estado e cidadania, incluindo neste terceiro item os movimentos sociais e a sociedade civil organizada. Atualmente, seus jornalistas produzem conteúdo jornalístico preciso e objetivo, com vistas a garantir a universalização do acesso à informação no Brasil.

Entre os serviços da Agência Brasil, destacam-se:

  • Produção de notícias: informação em tempo real, sobre os principais assuntos da vida política nacional, produzidas por uma equipe de jornalistas com reconhecida credibilidade.
  • Fotografias: a equipe de fotógrafos produz farto material noticioso dentro da área de atuação da agência.
  • Produção de infografia: A Agência Brasil passou a utilizar as linguagens de vídeo, áudio, texto e gráficos estáticos e animados em novos formatos para facilitar a compreensão de determinados assuntos jornalísticos.
  • Produção de grandes reportagens: a Agência Brasil publica regularmente matérias com apurações mais longas e complexas, chamadas reportagens especiais. Esses produtos se diferenciam das demais reportagens por terem apresentação multimídia e oferecerem abordagens mais elaboradas e profundas.
SENADO APROVA PROJETO QUE LIMITA ICMS DOS COMBUSTÍVEIS
DESTAQUE NEWS BRASIL POLÍTICA
SENADO APROVA PROJETO QUE LIMITA ICMS DOS COMBUSTÍVEIS
Projeto limita alíquota do ICMS sobre combustíveis, gás natural, energia elétrica, comunicações e transporte coletivo. Como texto foi alterado, ele volta para a Câmara.
14/06/2022 - EM Política
SENADO APROVA MP QUE AMPLIA REMARCAÇÃO DE SERVIÇOS CULTURAIS
DESTAQUE NEWS BRASIL POLÍTICA
SENADO APROVA MP QUE AMPLIA REMARCAÇÃO DE SERVIÇOS CULTURAIS
O consumidor que optar pelo crédito de serviço ou evento adiado ou cancelado até 31 de dezembro de 2022 poderá usá-lo até 31 de dezembro de 2023.
13/06/2022 - EM Política
DIA MUNDIAL DA LINGUA PORTUGUESA; USO DE TERMO NEUTRO É POLÊMICO, OUÇA A REPORTAGEM
DESTAQUE NEWS BRASIL EDUCAÇÃO
DIA MUNDIAL DA LINGUA PORTUGUESA; USO DE TERMO NEUTRO É POLÊMICO, OUÇA A REPORTAGEM
A linguista e professora da Universidade de Brasília, Rosineide Magalhães de Sousa, afirma que a língua é dinâmica e deve ser usada de acordo com o contexto social.
05/05/2022 - EM Brasil
Fale conosco!
Atendimento do Grupo Editorial Maricá
Como podemos ajudar? Envie sua mensagem, dica de pauta, crítica, sugestão ou denúncia...