MENU

Perfil
Último post 17/01/2022

A Agência Brasil foi criada durante o governo de Fernando Collor de Mello em substituição à extinta Empresa Brasileira de Notícias, que por sua vez era continuidade da Agência Nacional, criada por Getúlio Vargas. Ela é gerida pela Empresa Brasil de Comunicação (EBC).[1][3] Desde 2003, vem passando por um processo de transformação editorial: antes, restringia-se à cobertura de eventos do Governo Federal brasileiro. Atualmente, é uma agência de notícias pública, de acesso livre, de reconhecida credibilidade e abordagem pluralista. Faz parte da Aliança das Agências de Informação de Língua Portuguesa, sendo responsável pela vice-presidência deste organismo.

Com a reorientação editorial, a Agência Brasil definiu claramente o seu foco de cobertura: de atos e fatos relacionados a governo, Estado e cidadania, incluindo neste terceiro item os movimentos sociais e a sociedade civil organizada. Atualmente, seus jornalistas produzem conteúdo jornalístico preciso e objetivo, com vistas a garantir a universalização do acesso à informação no Brasil.

Entre os serviços da Agência Brasil, destacam-se:

  • Produção de notícias: informação em tempo real, sobre os principais assuntos da vida política nacional, produzidas por uma equipe de jornalistas com reconhecida credibilidade.
  • Fotografias: a equipe de fotógrafos produz farto material noticioso dentro da área de atuação da agência.
  • Produção de infografia: A Agência Brasil passou a utilizar as linguagens de vídeo, áudio, texto e gráficos estáticos e animados em novos formatos para facilitar a compreensão de determinados assuntos jornalísticos.
  • Produção de grandes reportagens: a Agência Brasil publica regularmente matérias com apurações mais longas e complexas, chamadas reportagens especiais. Esses produtos se diferenciam das demais reportagens por terem apresentação multimídia e oferecerem abordagens mais elaboradas e profundas.
PRESIDENTE DO SENADO QUER VOTAR PROJETO SOBRE PREÇO DOS COMBUSTÍVEIS
DESTAQUE NEWS BRASIL Economia
PRESIDENTE DO SENADO QUER VOTAR PROJETO SOBRE PREÇO DOS COMBUSTÍVEIS
O presidente do Senado, Rodrigo Pacheco, pretende pautar para votação em plenário o projeto de Lei (PL) 1472/21 que visa quer frear o modelo atual de remarcação frequente de preços nos postos de gasolina.
17/01/2022 - EM Política
OUÇA A REPORTAGEM - NOVE EM DEZ ARTISTAS PERDERAM DINHEIRO DURANTE A PANDEMIA NO BRASIL
DESTAQUE NEWS BRASIL Cultura
OUÇA A REPORTAGEM - NOVE EM DEZ ARTISTAS PERDERAM DINHEIRO DURANTE A PANDEMIA NO BRASIL
Este é um dos dados da pesquisa "Músicos e Pandemia", realizada em parceria entre a União Brasileira dos Compositores e a ESPM, Escola Superior de Propaganda e Marketing. E quase metade dos entrevistados perderam 100% da renda que ganhavam com música...
17/01/2022 - EM Brasil
OUÇA À REPORTAGEM - MESTRE-SALA E PORTA-BANDEIRA VIRAM PATRIMÔNIO CULTURAL IMATERIAL DO RIO DE JANEIRO
DESTAQUE NEWS BRASIL - CULTURA
OUÇA À REPORTAGEM - MESTRE-SALA E PORTA-BANDEIRA VIRAM PATRIMÔNIO CULTURAL IMATERIAL DO RIO DE JANEIRO
É o que prevê Lei sancionada pelo governador Cláudio Castro (PL). O texto, de autoria do deputado Rodrigo Amorim, do PSL, prevê ainda o apoio, por parte dos órgãos do Poder Executivo, a iniciativas de valorização e divulgação da dupla que carrega o e...
15/01/2022 - EM Brasil

O que você acha? CANCELA O CARNAVAL EM 2022? Na sua opinião, outros prefeitos deveriam fazer o mesmo?

26.2%
22.3%
14.4%
37.2%
Fale conosco!
Atendimento do Grupo Editorial Maricá
No que podemos ajudar? Envie sua mensagem, dica de pauta, crítica, sugestão ou denúncia...