MENU

02/11/2021 às 18h41min - Atualizada em 02/11/2021 às 18h38min

O Reino de Deus

Romanos 14-17

 O Reino de Deus

O Reino de Deus não é comida nem bebida, mas justiça, paz e gozo no Espírito Santo. Romanos 14:17

Para uma explicação desta frase, veja a nota em Mateus 3: 2 .
Aqui, significa que as singularidades do reino de Deus, ou da Igreja de Cristo na Terra, não consistem em observar as distinções entre carnes e bebidas, era verdade que por essas coisas os judeus tinham sido particularmente caracterizados, mas o cristão igreja deveria ser distinguida de uma maneira diferente.

Não é – não consiste em, ou não é distinguido por.
 
Carne e bebida – Ao observar distinções entre diferentes tipos de comida, ou fazer dessas observâncias uma questão de consciência como os judeus. Moisés não prescreveu nenhuma bebida em particular ou proibiu, mas os nazireus se abstiveram de vinho e todo tipo de bebida forte; e não é improvável que os judeus tivessem inventado algumas distinções sobre esse assunto que eles julgavam importantes. Por isso, é dito em Colossenses 2:16 : “Ninguém vos julgue em carne ou em bebida;” compare 1 Coríntios 8: 8 ; 1 Coríntios 4:20.
 
Mas justiça – Esta palavra aqui significa “virtude, integridade”, um fiel cumprimento de todos os deveres que devemos a Deus ou a nossos semelhantes. Significa que o cristão deve viver de maneira a ser adequadamente denominado homem justo, e não homem cuja atenção seja absorvida pelas meras cerimônias e formas externas de religião. Dizem que produzir isso foi o principal objetivo e o principal ensinamento do evangelho; Tito 2:12 ; Compare Romanos 8:13 ; 1 Pedro 2:11 . Assim, é dito 1 João 2:29 : “Todo aquele que pratica a justiça nasce de Deus;” 1 João 3:10 : “Todo aquele que não faz justiça não é de Deus;” compare 1 João 3: 7 ; 1 Coríntios 15:34 ; 2 Coríntios 3: 9 ; 2 Coríntios 6: 7 , 2 Coríntios 6:14 ; Efésios 5: 9 ; Efésios 6:14 ; 1 Timóteo 6:11 ; 1 Pedro 2:24 ; Efésios 4:24 . Quem é justo, cuja característica é levar uma vida santa, é cristão. Se o seu grande objetivo é fazer a vontade de Deus, e se ele procura cumprir com fidelidade todos os seus deveres para com Deus e os homens, ele é renovado. Sobre essa justiça, ele não “dependerá” da salvação. Filêmon 3: 8-9 , mas considerará esse caráter e essa disposição como evidência de que ele é cristão e de que o Senhor Jesus lhe foi feito ”sabedoria e retidão, santificação e redenção ”; 1 Coríntios 1:30 .
 
 
E paz – Esta palavra, neste lugar, não se refere à “paz” e felicidade interna que o cristão tem em sua mente (compare as notas em Romanos 5: 1 ); mas à paz ou à concórdia em oposição à “disputa” entre irmãos. A tendência e o desígnio do reino de Deus é produzir concórdia e amor, e pôr fim à alienação e conflito. Embora, portanto, houvesse fundamento para as opiniões que alguns estimavam em relação aos rituais, era mais importante manter a paz do que obstinadamente pressionar esses assuntos à custa de conflitos e contendas. Que a tendência do evangelho é promover a paz e induzir as pessoas a deixar de lado todas as causas de contenda e contenda amarga, é evidente nas seguintes passagens do Novo Testamento; 1 Coríntios 7:15 ; 1 Coríntios 14:33 ; Gálatas 5:22 ; Efésios 4: 3 ; 1 Tessalonicenses 5:13 ; 2 Timóteo 2:22 ; Tiago 3:18 ; Mateus 5: 9 ; Efésios 4: 31-32 ; Colossenses 3: 8 ; João 13: 34-35 ; João 17: 21-23 . Esta é a segunda evidência de piedade pela qual os cristãos devem examinar seus corações – uma disposição para promover a paz de Jerusalém; Salmo 122: 6 ; Salmo 37:11 . Um espírito contencioso e briguento; uma disposição para ampliar ninharias; fazer do Shibboleth da festa uma ocasião de alienação, de queimação de coração e discórdia; semear dissensões por causa de pontos sem importância da doutrina ou da disciplina é uma prova completa de que não há apego Àquele que é o príncipe da paz. Tal disposição desonra infinitamente a causa da religião e talvez tenha feito mais para retardar seu progresso do que todas as outras causas reunidas. As contendas geralmente surgem de alguma questão pequena na doutrina, no vestuário, nas cerimônias; e, freqüentemente, quanto menor o assunto, mais acirrada a controvérsia, até que seu espírito de religião desapareça e a desolação assuma a face de Sião:
“O Espírito, como uma pomba pacífica,

Voa dos reinos do barulho e dos conflitos.

E alegria – Refere-se, sem dúvida, à felicidade “pessoal” produzida na mente pela influência do evangelho; veja as notas em Romanos 5: 1-5 .

Nunca é tarde para aceitar Jesus, e morrer para o mundo e viver para Cristo. Reflita comigo!

“E Zacarias, seu pai, foi cheio do Espírito Santo e profetizou, dizendo: Bendito o Senhor, Deus de Israel, porque visitou e remiu o seu povo! E nos levantou uma salvação poderosa na casa de Davi, seu servo, como falou pela boca dos seus santos profetas, desde o princípio do mundo, para nos livrar dos nossos inimigos e das mãos de todos os que nos aborrecem e para manifestar misericórdia a nossos pais, e para lembrar-se do seu santo concerto e do juramento que jurou a Abraão, nosso pai, de conceder-nos que, libertados das mãos de nossos inimigos, o servíssemos sem temor, em santidade e justiça perante ele, todos os dias da nossa vida. E tu, ó menino, serás chamado profeta do Altíssimo, porque hás de ir ante a face do Senhor, a preparar os seus caminhos, para dar ao seu povo conhecimento da salvação, na remissão dos seus pecados, pelas entranhas da misericórdia do nosso Deus, com que o oriente do alto nos visitou, para alumiar os que estão assentados em trevas e sombra de morte, a fim de dirigir os nossos pés pelo caminho da paz. E o menino crescia, e se robustecia em espírito, e esteve nos desertos até ao dia em que havia de mostrar-se a Israel.”
‭‭Lucas‬ ‭1:67-80‬

Deus te abençoe!

Link
Relacionadas »
Comentários »

O que você acha? CANCELA O CARNAVAL EM 2022? Na sua opinião, outros prefeitos deveriam fazer o mesmo?

26.2%
22.3%
14.4%
37.2%
Fale conosco!
Atendimento do Grupo Editorial Maricá
No que podemos ajudar? Envie sua mensagem, dica de pauta, crítica, sugestão ou denúncia...