Tempestade danifica Arco de Constantino em Roma
Mais de 80 milímetros de água por metro quadrado foram registrados no centro histórico da capital italiana. Fragmento do Arco de Constantino espalhado após um raio atingir a estrutura durante uma tempestade em Roma, Itália, em 3 de setembro de 2024
REUTERS/Alberto Lingria
O Arco de Constantino, ao lado do Coliseu de Roma, foi danificado na terça-feira (3) ao ser atingido por um raio durante uma tempestade, informaram as autoridades italianas nesta quarta-feira (4).
"Todos os fragmentos foram recuperados e colocados em segurança", afirmou uma porta-voz do parque arqueológico do Coliseu.
"A avaliação dos danos já começou e as análises prosseguem esta manhã", acrescentou.
O arco do triunfo foi construído em homenagem a Constantino no ano 315 d.C., para celebrar a vitória do imperador na batalha de Ponte Milvio. Desde segunda-feira, o local passava por obras de manutenção.
Com 25 metros de altura, é o maior dos três arcos do triunfo conservados em Roma.
Após um verão seco e quente, Roma foi surpreendida na tarde de terça-feira por uma tempestade, acompanhada de fortes chuvas, ventos, trovões e relâmpagos.
Mais de 80 milímetros de água por metro quadrado foram registrados no centro histórico da capital italiana, o equivalente à quantidade média de chuva em Roma durante um mês de outono, segundo a prefeitura.
COMENTÁRIOS