É #FAKE que foto de homem armado mostre atirador que atacou escola na Georgia; imagem é antiga
Busca pela origem mostra que a mesma imagem está publicada pelo menos desde 2015 e não e relação com ataque ocorrido em setembro de 2024. É #FAKE que foto de homem armado mostre atirador que atacou escola na Georgia; imagem é antiga
Reprodução
Circula nas redes sociais uma imagem apontada como se fosse do atirador que atacou uma escola nesta quarta (4) na Georgia, Estados Unidos. É #FAKE.
g1
A imagem chegou a ser compartilhada como se fosse a primeira imagem capturada do agressor. No entanto, uma busca reversa da imagem aponta que ela é antiga e está publicada na internet em materiais de treinamento de defesa contra atiradores em massa pelo menos desde 2019.
Veja aqui e aqui.
Uma das publicações cita um vídeo de treinamento publicado no canal da polícia estadual de Indiana no YouTube em 2016.
A busca pela versão ampliada da mesma imagem indica versões publicadas ainda mais remotamente, em 2015.
A desinformação passou a circular nesta quarta (4) logo depois que um atirador atacou uma escola com 2 mil alunos no estado da Georgia, nos Estados Unidos. Quatro pessoas morreram e outras nove ficaram feridas, segundo a polícia. Um suspeito foi detido.
O caso aconteceu na Apalachee High School, colégio de ensino médio do condado de Barrow, na cidade de Winder. O município fica nos arredores da capital da Georgia, Atlanta.
É #FAKE que foto de homem armado mostre atirador que atacou escola na Georgia; imagem é antiga
Reprodução
Fato ou Fake explica:
VEJA outras checagens feitas pela equipe do FATO ou FAKE
Adicione nosso número de WhatsApp +55 (21) 97305-9827 (após adicionar o número, mande uma saudação para ser inscrito)
COMENTÁRIOS