Seja bem-vindo
Maricá,05/02/2025

  • A +
  • A -
Publicidade

Defesa Civil de Maricá Intensifica Ações para Garantir a Segurança nas Praias e Lagoas de Maricá

Segurança em Primeiro Lugar: Ações da Defesa Civil Garantem Tranquilidade nas Praias e lagoas de Maricá

SECOM - Maricá via Assessoria de Imprensa
Defesa Civil de Maricá Intensifica Ações para Garantir a Segurança nas Praias e Lagoas de Maricá Crédito das fotos: Bernardo Gomes e Michael Brugger

#Re-editado #Redação EXCLUSIVA: Maricá 04/02 - A Defesa Civil de Maricá, com um time de 232 agentes dedicados, redobra esforços na prevenção de acidentes nas suas deslumbrantes orlas, assegurando um ambiente seguro para todos os banhistas.

MARICÁ - RIO DE JANEIRO (Vista aérea de Maricá/Divulgação)


Publicidade
Com um litoral de 46 quilômetros, Maricá se destaca como um destino imperdível para quem busca aproveitar suas belas praias e lagoas. A segurança dos banhistas é uma prioridade, e para isso, é fundamental que todos estejam atentos à sinalização da Prefeitura e respeitem as orientações dos guarda-vidas, que atuam como verdadeiros guardiões das nossas águas.

Photo by Michael Brugger

Atualmente, a Defesa Civil conta com 144 guarda-vidas estatutários e 118 contratados, prontos para atender ao público diariamente, das 08h às 17h. Durante o verão e nos finais de semana, essa dedicação se estende até o pôr do sol, garantindo que a proteção esteja sempre ao alcance de todos. Esses profissionais são capacitados para atuar em áreas que não têm cobertura dos postos fixos, proporcionando uma segurança ainda maior.


A segurança é reforçada com a instalação de 22 postos fixos e 17 postos extras, que são montados conforme a demanda de visitantes. Além disso, 250 bandeiras estão espalhadas pelas praias e lagoas, sinalizando os riscos presentes e garantindo que a comunicação com os banhistas seja clara e eficaz.

Photo by Michael Brugger

“Em situações de afogamento, nossos agentes estão prontos para realizar o resgate e, se necessário, prestar os primeiros socorros. Recomendamos sempre que os banhistas busquem a orientação dos guarda-vidas antes de entrar no mar e respeitem as bandeiras de sinalização”, afirmou Danilo dos Santos, secretário de Proteção e Defesa Civil.


Em 2024, os agentes da Defesa Civil realizaram 261 resgates nas praias e lagoas de Maricá, com Janeiro registrando o maior número de ocorrências, totalizando 109. A segurança nas praias é uma prioridade indiscutível desse órgão, que atua de forma preventiva.

Photo by Michael Brugger

A Defesa Civil reforça a importância de que todos os banhistas fiquem atentos às sinalizações das bandeiras: a vermelha indica risco alto, a amarela sinaliza risco médio e a verde, risco baixo. Os agentes estão sempre à disposição para orientar sobre os melhores pontos de entrada no mar.


A segurança de você e de sua família é essencial! Informe-se, proteja-se e colabore para que as praias de Maricá sejam um lugar seguro e agradável para todos.


Saiba mais sobre a Defesa Civil de Maricá e sua missão;

A Defesa Civil de Maricá é uma instituição comprometida com a proteção e segurança da população, atuando na prevenção de acidentes e na promoção de ações educativas. Com uma equipe de profissionais capacitados, a Defesa Civil se dedica a garantir um ambiente seguro nas praias e lagoas da cidade, priorizando a integridade e o bem-estar de todos os cidadãos e turistas.

Portanto; sendo uma instituição dedicada à proteção e segurança da população em situações de emergência, atuando de forma preventiva e de resposta a desastres. Com um compromisso firme em promover a segurança e o bem-estar da comunidade, a Defesa Civil busca sempre estreitar laços com as forças de segurança e companhias de emergência

 - Crédito das fotos: Bernardo Gomes ( Secom Maricá )


Defesa Civil de Maricá Realizou Reunião Estratégica para Fortalecer Ações de Resgate e Prevenção

– Em uma iniciativa voltada para a segurança e o bem-estar da comunidade, a Defesa Civil de Maricá promoveu uma importante reunião estratégica que contou com a presença do Tenente Coronel Vinícius, Comandante do 4º Grupamento Marítimo CBMERJ, do Major Cipolatti, Comandante do DBM6/M, e do Capitão Rafael, Subcomandante do 4º GMAR.

O encontro teve como foco principal o fortalecimento das parcerias entre as instituições envolvidas, visando a criação de um planejamento mais robusto para as operações de resgate e prevenção. Durante a reunião, foram discutidas estratégias para otimizar as respostas em situações de emergência, garantindo uma atuação mais eficaz e coordenada.

“Unidos, fortalecemos o compromisso com a segurança e o bem-estar da nossa comunidade. Este encontro é um passo importante para estruturar nossas ações e proporcionar uma resposta rápida e eficiente em situações críticas,” destacou o Tenente Coronel Vinícius do Corpo de Bombeiros de Maricá.

Publicidade



Ouça o áudio da Matéria





COMENTÁRIOS

Buscar

Alterar Local

Anuncie Aqui

Escolha abaixo onde deseja anunciar.

Efetue o Login

Recuperar Senha

Baixe o Nosso Aplicativo!

Tenha todas as novidades na palma da sua mão.