Maricá Avança na Luta Contra o Racismo e o Bullying com Pioneirismo em Ato Educacional Cultural, Veja o Vídeo
Valdo de Oxóssi destaca a necessidade urgente de união e ação coletiva na implementação de leis que promovem a educação étnico-racial nas escolas.

Maricá, RJ 08 de Abril de 2015 | REDAÇÃO EDITORIAL MARICÁ – No último recente ATO EM MEMÓRIA DE GUILHERME LIMA um Jovem de 14 anos, realizado em frente à Câmara Municipal de Maricá, Valdo de Oxóssi, presidente do Fôrum Cultural de Maricá e representante da comunidade Artística em Maricá, compartilhou sua poderosa história de superação e a urgência de combater o racismo e o bullying nas escolas. Originário da favela do Parque União, no Complexo da Maré, Valdo Lima fez um apelo emocionante para que representantes da cultura e da educação se unam na aplicação das Leis 10.639 e 11.645.

Em seu discurso fervoroso, o presidente do Fórum enfatizou a necessidade de um olhar atento às questões de racismo religioso nas escolas e convocou todos os vereadores a efetivamente atuarem na implementação das leis que promovem a educação étnico-racial. "Não venham com o mimimi de vocês, porque a nossa luta não é mimimi, ela é secular", reforçou Valdo, destacando que a luta por justiça e igualdade é um compromisso de todos.
Valdo também mencionou a importância da união entre diferentes movimentos sociais e culturais da cidade para transformar Maricá em um exemplo na aplicação das leis que favorecem a diversidade e a inclusão. "Está na hora de Maricá, uma cidade de governo progressista, ser referência na aplicação das leis 10.639 e 11.645. Eu acho que já passou muito tempo, na verdade eu tenho certeza", concluiu.
SAIBA MAIS:
O Fórum de Cultura de Maricá é uma instituição dedicada à promoção e valorização da diversidade cultural, buscando integrar as vozes e experiências das comunidades locais. Por meio de eventos, workshops e iniciativas, o fórum trabalha para garantir que a cultura e a educação sejam ferramentas de transformação social e combate às desigualdades. Com foco na inclusão e no respeito à diversidade, o Fórum tem como meta fomentar um ambiente cultural rico e acessível para todos.
#Informe UTILIDADE PÚBLICA – Maricá Contra o Racismo e o Bullying: Uma Audiência Pública pela Mudança
✍️ Transformando dor em ação: em memória de Guilherme Lima, Maricá se levanta por justiça, respeito e educação antirracista.
A cidade de Maricá convida toda a sociedade civil, movimentos sociais, coletivos, educadores, estudantes e famílias para participar da Audiência Pública “Maricá Contra o Racismo e o Bullying”, que será realizada no dia 10 de abril, às 10h, na Câmara Municipal de Maricá.
Este encontro tem como objetivo principal debater políticas públicas efetivas de combate ao racismo e ao bullying no ambiente escolar. A audiência será um espaço de escuta ativa, denúncia, propostas e construção coletiva de soluções, com foco na promoção de uma cultura de paz, respeito e inclusão nas escolas da cidade.
Essa iniciativa nasce da dor e da indignação pela perda de Guilherme Lima, jovem vítima de violência BULLYING e preconceito RACISTA. Seu nome ecoa como símbolo de resistência e nos impulsiona a lutar por uma cidade mais justa e acolhedora.
GUILHERME, PRESENTE!
Participe. Sua voz importa. Vamos juntos por uma Maricá livre de racismo e de todas as formas de violência!💪🙌💫
*Maricá Lidera a Luta Contra Racismo e Bullying com Audiência Pública Transformadora, VEJA O VÍDEO*
COMENTÁRIOS