MENU

05/05/2022 às 00h03min - Atualizada em 05/05/2022 às 10h01min

DIA MUNDIAL DA LINGUA PORTUGUESA; USO DE TERMO NEUTRO É POLÊMICO, OUÇA A REPORTAGEM

A linguista e professora da Universidade de Brasília, Rosineide Magalhães de Sousa, afirma que a língua é dinâmica e deve ser usada de acordo com o contexto social.

GRUPO EDITORIAL MARICÁ - Rádio Agência Nacional Cultura Por Victor Ribeiro Repórter em Brasília
Agência Brasil via Edição: Raquel Mariano, Beatriz Arcoverde
OUÇA A REPORTAGEM NO PLAYER A SEGUIR...
 
 



Hoje é o Dia Mundial da Língua Portuguesa. É a língua que a gente usa todos os dias e que volta e meia passa por mudanças. Vai acento, vem hífen, sai trema… Mas uma outra alteração gera polêmica. É a adoção de termos com neutralidade de gênero, principalmente quando isso ocorre na escola.

 

A professora de ensino básico Arian Renee Fuentes Pérez acredita que é preciso ter outras prioridades. "As línguas derivadas do latim tem os gêneros feminino e masculino do substantivo".

 

Por motivos ideológicos, alguns agentes públicos decidiram proibir o uso da linguagem neutra. E, agora, essas proibições são questionadas na Justiça.

 

A artista Katrinna Luna, que é travesti, defende a adoção de termos e pronomes que contemplem as pessoas não binárias - que não limitam sua identidade de gênero ao masculino ou ao feminino. Para ela é uma questão de garantir o pertencimento e a inclusão dos não binários.

 

A linguista e professora da Universidade de Brasília, Rosineide Magalhães de Sousa, afirma que a língua é dinâmica e deve ser usada de acordo com o contexto. Ela conta que as mudanças fazem parte da história, porque as pessoas vão reivindicando seus direitos e a linguagem também vai se adaptando de acordo com as realidades sociais, como o inclusão do uso de "todes"".

 

O Dia Mundial da Língua Portuguesa foi instituído em 2019 pela Unesco. De acordo com a Comunidade dos Países da Língua Portuguesa, o idioma é falado por 265 milhões de pessoas, distribuídas em nove países, localizados em quatro continentes.

 

*com produção de Michelle Moreira


Cultura Brasília 05/05/2022 - 08:07 Raquel Mariano / Beatriz Arcoverde Victor Ribeiro - Repórter da Rádio Nacional língua portuguesa termos neutros linguagem não binária quinta-feira, 5 Maio, 2022 - 08:07 2:58

Fonte: AGENCIA BRASIL
Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale conosco!
Atendimento do Grupo Editorial Maricá
No que podemos ajudar? Envie sua mensagem, dica de pauta, crítica, sugestão ou denúncia...