MENU

05/07/2022 às 15h59min - Atualizada em 05/07/2022 às 18h12min

ATENÇÃO: MARICÁ REGISTRA MAIS DOIS CASOS DE VARÍOLA DOS MACACOS, COMO SE PEGA, VEJA O VÍDEO POR BBC NEWS

Pacientes, um homem e uma mulher, possuem histórico recente de viagem ao exterior. Eles estão sendo monitorados pelas Secretarias de Saúde do Estado e do Município.

GRUPO EDITORIAL MARICÁ via Assessoria de Imprensa - Por Bianca Chaboudet, g1 — Maricá
Agência O Globo via G1 Região dos Lagos & BBC NEWS
Maricá têm três casos da doença confirmados

A Secretaria Estadual de Saúde confirmou mais dois casos de varíola dos macacos em Maricá, na Região Metropolitana do Rio. Em todo o Estado já são 16 casos da doença. Na semana passada, eram nove positivos.

Os pacientes, um homem e uma mulher, possuem histórico recente de viagem ao exterior. Eles estão sendo monitorados pelas Secretarias de Saúde do Estado e do Município.

A secretária municipal de saúde informou que eles apresentam o quadro de saúde estável e sem complicações. Eles cumprem isolamento domiciliar.

Esse é o terceiro caso da doença registrado em Maricá. O primeiro foi confirmado em meados de junho. Esse paciente, segundo o município, segue em isolamento e sendo monitorado.

A orientação é para que pessoas com sintomas da doença procurem a unidade de saúde mais próxima para avaliação médica.

Os principais sintomas da varíola dos macacos são lesões na pela, febre alta, dores musculares e de cabeça e fraqueza.
 


Varíola dos macacos no Brasil; ENTENDA
 


 


Apesar de ter sido registrada pela primeira vez em macacos, o Estado informa que o atual surto da doença não tem ligação com os animais.

A transmissão da doença acontece principalmente por contato com as lesões de pessoas infectadas, fluídos corporais, gotículas respiratórias e contato com materiais contaminados, como a roupa de cama de uma pessoa infectada.

Além dos 16 casos já confirmados, outros 12 seguem em investigação. Dos casos que aguardam confirmação, a Prefeitura de Maricá informou que não há pacientes do município.


by BBC News - A varíola dos macacos foi confirmada, até o momento, em mais de 100 pacientes em ao menos 16 países. Outras dezenas de casos estão sob investigação em países que não têm histórico da doença.

A Organização Mundial da Saúde (OMS) acredita que novas notificações devem surgir nos próximos dias. Trata-se de uma rara infecção viral que geralmente se manifesta de forma leve — e a maioria dos pacientes se recupera em algumas semanas, segundo dados do NHS, o sistema de saúde britânico.

Até o momento, a varíola dos macacos não causa motivo para um alarme semelhante ao que foi dado com a chegada do novo coronavírus, no início de 2020 — até porque não se espalha tão facilmente e o risco de contaminação geral é apontado, por enquanto, como baixo.

Neste vídeo, nossa repórter Giulia Granchi conta o que se sabe com a doença – como se transmite e quais os sintomas.

Assista e confira.



Varíola dos macacos: quais os sintomas e como se transmite


 



Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale conosco!
Atendimento do Grupo Editorial Maricá
Como podemos ajudar? Envie sua mensagem, dica de pauta, crítica, sugestão ou denúncia...