MENU

24/11/2021 às 10h43min - Atualizada em 30/11/2021 às 14h01min

Professor da USP traduz cartas de indígenas no Brasil do século XVII, ouça a reportagem de Vanessa Casalino

Cartas trocadas entre indígenas do Brasil em tupi antigo, em 1645, foram traduzidas pelo pesquisador e professor da USP, Eduardo Navarro. O contexto era o da disputa entre Portugal e Holanda por terras brasileiras, hoje, o estado de Pernambuco.

GRUPO EDITORIAL MARICÁ - Rádio Agência Nacional Cultura
Agência Brasil
OUÇA AQUI A REPORTAGEM DE Vanessa Casalino
 
 

Cartas trocadas entre indígenas aqui do Brasil em tupi antigo, em 1645, foram traduzidas pelo pesquisador e professor da USP, Eduardo Navarro. O contexto era o da disputa entre Portugal e Holanda por terras brasileiras - hoje, o estado de Pernambuco. Nas cartas, o potiguara Filipe Camarão, aliado dos portugueses, apelava a Pedro Poti e a Antonio Paraupaba, que estavam do lado holandês, para que desistissem do confronto.

As cartas estão guardadas na Real Biblioteca de Haia, na Holanda, e vieram dos arquivos da Companhia das Índias Ocidentais. Hoje, o valor delas está em revelar um ponto de vista que não costuma aparecer nos livros de história: o dos próprios indígenas, com suas próprias palavras.

Ao longo da história, houve várias tentativas de traduzir as cartas. Eduardo Navarro finalmente conseguiu, graças a mais de uma década de pesquisa. O professor estuda, de maneira científica, o desenvolvimento do tupi antigo e tem diversas obras publicadas sobre o tema.


Cultura São Paulo 30/11/2021 - 12:45 Priscilla Mazenotti/Edgard Matsuki Vanessa Casalino - Repórter da TV Brasil, para a Rádio Nacional Cartas tupi terça-feira, 30 Novembro, 2021 - 12:45 2:42

Fonte: AGÊNCIA BRASIL
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »

O que você acha? CANCELA O CARNAVAL EM 2022? Na sua opinião, outros prefeitos deveriam fazer o mesmo?

26.2%
22.3%
14.4%
37.2%
Fale conosco!
Atendimento do Grupo Editorial Maricá
No que podemos ajudar? Envie sua mensagem, dica de pauta, crítica, sugestão ou denúncia...