MENU

04/12/2021 às 15h42min - Atualizada em 04/12/2021 às 19h37min

PREFEITURA DE MARICÁ DEU INÍCIO À IV CONFERÊNCIA MUNICIPAL DE CULTURA

Reuniões definem rumos das políticas culturais do município, amanhã é o dia da eleição para composição do Conselho Municipal de Cultura.

GRUPO EDITORIAL MARICÁ - Informe de Utilidade Pública
Assessoria de Imprensa Maricá
Fotos: Clarildo Menezes
A Prefeitura de Maricá deu início na sexta-feira (3/12)  à IV Conferência da Cultura de Maricá, que aconteceu no Cine Henfil, no Centro.


O tema deste ano é "A Democratização e a Valorização da Cultura Local como Vetor de Desenvolvimento Social de Maricá". Ao todo, serão três dias de muito debate e plenárias para elaborar as diretrizes da cultura da cidade.

Convocada por meio do Decreto Municipal nº. 756, de 27 de outubro de 2021, a conferência é o encontro entre a sociedade civil e representantes do poder público, que objetiva debater e propor políticas, programas e ações no campo das políticas públicas de arte e cultura. Este ano haverá eleição para composição do conselho municipal.
 

A mesa de abertura foi composta pelo secretário de cultura de Maricá, Sady Bianchin, o secretário de cultura de Niterói, Leonardo Giordano, como convidado; a representante da sociedade civil, Raquel Simões, do Fórum de Cultura; Lecy Albertini, da casa dos conselhos e Rodrigo Paloma, representando à comissão organizadora.


O secretário de Cultura de Maricá, Sady Bianchin, falou da importância da criação dos conselhos.

"Eu acredito na política pública da cultura que vem da sociedade civil e penso que 'Maricá não é o meu país, Maricá é o nosso país'", finalizou.

O objetivo é discutir propostas para o setor de maneira produtiva e democrática. 

 

Para o secretário municipal de Cultura, Sady Bianchin, a conferência é fundamental na construção de uma cultura estruturada na diversidade.

"É um encontro de trocas simbólicas das narrativas artísticas e dos trabalhadores da cultura em geral com o poder público", afirma Sady.

O secretário de cultura de Niterói, Leonardo Giordano, expôs alguns trabalhos que estão sendo desenvolvidos em sua cidade, elogiou a qualidade do Cine Henfil e os avanços da gestão do prefeito Fabiano Horta em Maricá.

As discussões continuam neste sábado (04/12), no Centro Educacional Municipal Joana Benedicta Rangel. Três eixos norteiam os debates este ano: a Descentralização, a Valorização e o Patrimônio.


No domingo (5/12), acontece a eleição dos novos membros que vão compor o conselho. No total, serão eleitos 14 candidatos da sociedade civil e 14 indicados pela gestão.

Confira a programação completa:

Dia 04/12

9h – Credenciamento

10h – Mesa de explanação – "A democratização e valorização da cultura local como vetor do desenvolvimento social de Maricá".

12h – Almoço

13h30 – Microfone aberto

14h – Revisão dos eixos da última conferência

17h – Plenária para apresentação, discussão e aprovação das propostas

18h30 – Encerramento

Local: CEM Joana Benedicta Rangel – Rua Nossa Senhora do Amparo, 240, Centro

Dia 05/12

9h – Início da votação para os novos membros do Conselho Municipal de Cultura

12h – Encerramento da votação e abertura da apuração

15h – Encerramento da IV Conferência de Cultura de Maricá

Local: CEM Joana Benedicta Rangel – Rua Nossa Senhora do Amparo, 240, Centro

O credenciamento acontece das 9h às 12h.


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »

O que você acha? CANCELA O CARNAVAL EM 2022? Na sua opinião, outros prefeitos deveriam fazer o mesmo?

26.2%
22.3%
14.4%
37.2%
Fale conosco!
Atendimento do Grupo Editorial Maricá
No que podemos ajudar? Envie sua mensagem, dica de pauta, crítica, sugestão ou denúncia...