Vídeo mostra momento exato que jornalista é executado no Pirambu https://t.co/u1bURd8GyI pic.twitter.com/FA0cw2DVlM
— Diário do Nordeste (@diarioonline) February 8, 2022
No vídeo é possível perceber que Givanildo caminhava pela rua, onde outros populares estavam por perto, quando um homem com roupa similar a de um gari o aborda pelas costas e começa a efetuar os disparos de arma de fogo.
Givanildo foi executado horas após publicar em um site do qual era proprietário sobre a prisão de Francisco Airton Vieira, suspeito de participar de um duplo homicídio horas antes.
O crime aconteceu por volta das 20h30 desse domingo (7). Logo após o proprietário do site ser baleado e o criminoso fugir, dezenas de populares se aproximam do corpo e acionam socorro hospitalar.
Nesta terça-feira (8), foi divulgado nas redes sociais que a página da qual Givanildo era administrador deixará de publicar assuntos policiais.
O governador do Ceará Camilo Santana se pronunciou nas redes sociais afirmando que estes crimes de violência são inaceitáveis.
Camilo pediu respostas imediatas sobre a morte do comunicados e demais crimes registrados no Estado nas últimas horas, a exemplo de uma chacina no Interior.
O Sindicato dos Jornalistas Profissionais no Estado do Ceará (Sindjorce) lamentou a morte do comunicador e cobrou a apuração do crime "para saber se está relacionado a atuação do comunicador popular".
Já a Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS) informou que as polícias Militar e Civil estão em diligências com o intuito de "identificar a autoria do crime". O caso está sendo apurado pela 8ª Delegacia do Departamento de Homicidios e Proteção à Pessoa (DHPP).